terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Para Sul




Hoje é terca feira 6 dew janeiro (acho). Estamos no Chile, mais precisamente em San Pedro do Atacama. Desde que saimos de Cuzco aconteceu muita coisa, que nao conseguirei relatar facilmente nesse cyber cafe.

Vou fazer apenas um pedaco entao que começou domingo:

Para Sul:

Viajar de carro no Peru nao é tarefa das mais simples. Se voce pedir informacao a cem pessoas, tera cem respostas diferentes. Ainda que entre essas cem pessoas haja polica rodoviaria, agencia de turismo, caminhoneiros etc. nenhuma será convergente. Você escolhe seguir a inforemacao de quem mais lhe pareceu seguro. Foi assim que saimos de Cuzco a caimnho de Tacna, para passar a fronteira para o Chile. Um caminmho de cerca de 600 quilometros que ao que nos disseram seria tranquilo.

De Cuzco a Puno jà conheciamos o caminho, porem dessa vez tivemos a felicidade de pegar o dia com um belo sol pela margem do lago titicaca, inclusive descemos com o carro na praia do lago, entao, que leiam bem todos que vivem dizendo que meu querido carro é um mico que só quebra: AINDA QUE ELE QUEBRE AMANHA; O BOMBEIRO ANDOU NAS AREIAS DO LAGO TITICACA. E como saberao mais adiante, andou tambem nas praias do pacifico e no deserto do atacama.

Do lago fomos a ilave, uma cidade que escrevi com letra minucula pra nao confundir com LLAVE e pegamos (pela segunda vez) a cordilheira dos andes. Acho uma grande viadagem dizer que a estrada é "linda de morrer" ou pior ainda, que é "Ma-ra-vil-ho-so" mas pegar os andes de carro é algo bastente difícil de se descrever. Mesmo com fotos (que havíamos visto em Blogs de outros) nao dá pra se ter uma ideia. Chegamos a 4800 metros de altura, com vistas inconcebìveis de desertos, penhascos, desfiladeiros. Confesso que parte da diversao è perdida com a "apreensao" (palavrea mais leve do que "cagaço") de cair no abismo e ferver o motor (por essas bandas os onibus e caminhoes sobem com o capo aberto pra nao fundir o motor).

E se acontece algo com o motor por aqui, meu amigo, voce esta com serios problemas. Primeiro porque vai ficar na estrada um BELO tempo ate passar alguem. Se passar. Segundo que nao pega celular em parete alguma, terceiro que nao ha nenhum posto de gasolina na estrada. nenhum mesmo. zero. Quarto, que no Peru nao há peca pra nada que nao seja Daewoo Tico. Usada. Quinto que no Peru ninguem nunca viu um cambio automatico (sèrio, nem os mecanicos). Tampouco um Cherokee.

Algumas fotos.



Depois com mais calma, escrevermos o que se passou desde entao, ate hoje. Que precisa ser escrito com muita calma, parcimonia e fidelidade.

Sucesso

2 comentários:

  1. Oi gui!!.oque deu na cabeça de vcs.?.só po deus mesmo, mas já que estão vivos é que Deus esta presente.
    se tinha outros lugar pra vcs. se perder procura logo este cú di mundo eu não acredito no que eu li e vi.....
    abraso do quim ....
    js.desousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Meninos!!!!
    Todo mundo inteiro?
    Davi!!! Lembrou-se das minhas recomendações para levar remédio para dor de barriga? Rsrs
    O bombeiro está com mais "gambiarras" que instalação eletrica de favela...rs
    Saudades dos índios da Bolívia? Voltem por lá...acho que é uma boa...hehe.
    Cuidem-se e que Deus os acompanhe.
    Beijos ao irmão mais lindo do mundo (o Edson, é claro).
    Cintia.

    ResponderExcluir