domingo, 11 de janeiro de 2009

Um dia "pampa" do inferno

Quinta-feira Rodrigo nos acorda às 7 da manhã para continuarmos viagem. Abro os olhos e dou de cara com o lindo teto de palha da nossa super pousada em San Pedro de Atacama. Ao meu lado Edson continua dormindo, acima parece que consigo ver milhões de ácaros fazendo fiesta. Uma gripe dos inferno me consome e mal consigo respirar.

A 500 m. de nós está a fronteira do Chile, que é em San Pedro do Atacama mesmo. Afinal, logo após o vilarejo é um pedaço da Cordilheira dos Andes, então não faz muito sentido montar uma aduana no meio do caminho. Passamos pela fronteira chilena rapidamente, sem problemas.

O mal estar que pensei que era só de dormir mal, no colchão inflável da pousada do maluco de San Pedro permanece. Mas, estava confiante de passar durante a subida pra cordilheira...

O caminho continuou com paisagens "CARAAAAAAALHO". A subida dura 1 hora e pouco, num lugar que teoricamente não é nem Chile nem Argentina. Podemos dizer que estamos no meio do nada literalmente.

Na fronteira da Argentina imaginamos que o processo seria rápido e eficaz. Afinal são nossos hermanos e saímos do mundo menos civilizado para o mais civilizado. Doce engano...Após comermos nosso café da manhã (um pedaço de pizza do deserto do dia anterior) fomos para a fila. 5 minutos de fila e a luz resolve apagar e ouvimos apenas os oficiais dizendo "vai levar umas 2 horas para voltar a luz"...Que beleza! A partir daí o mal estar só vai piorando...a gripe piora...a pressão da altitude faz mal e a luz não volta.

Pelo menos dá tempo pra conhecer alguns brasileiros que estavam fazendo um caminho parecido só que de moto...Corajosos!

No início do dia nosso objetivo era chegar, pelo menos, até uma cidade chamada "Pampa del infierno", quase metade da Argentina. Como ainda ficamos as 2 horas e pouco, ditas pela oficial, esperando a migração no sol do deserto não foi possível chegar até lá.

Após a migração formos para a estrada. A paisagem continuou bem mais Atacama que Pampa argentino...Algum tempo depois nos deparamos com alguns km de estrada rodeadas por um deserto de sal. Mas uma paisagem "CARAAAAAALHO". Kilometros de sal que se confundem com neve. Paramos para algumas fotos. Mais algum tempo de estrada e paisagem começa a mudar. A frente uma "pequena" montanha para subirmos.

Confesso que para mim pessoalmente esse foi um dos momentos mais difíceis da viagem. Após variações de altitude de mais de 4 mil metros nos últimos 3 dias não estava mais com cabeça e estômago (literalmente falando) para mais 1. Mas, estávamos ali para isso, certo? Batemos nosso recorde de altura de 4800m e ainda ganhamos bastante neblina e neve na paisagem. Fantástico, mesmo com a cabeça a ponto de explodir...

A descida foi sensacional. Cactus, canyons, montanhas com cores diferentes e um visual maravilhoso.

Depois disso começaram os tais Pampas argentinos. Ainda passamos por uma bela cidade Argentina chamada San Salvador de Jujuy, que só passamos para comer. Um hamburger suculento após a nossa pizza do café da manhã.

A noite chegou e continuamos na estrada. O mal estar e péssimo humor já haviam me consumido por completo, até que finalmente nosso bravos pilotos resolvem parar para dormir. Nossa estadia mereceria um post próprio. Era uma casa no meio da cidade que tinha o letreiro de hospedaje. Ficamos num quarto, que assim como a aduana da Bolívia, parecia uma borracharia abandonada. Enquanto o dono do "hotel" nos apresentava a habitação, passeava tranquilamente pelo quarto uma rã. Não devia ser a única, mas o gato do Sr. entrou no quarto e tratou de ficar perseguindo o gracioso anfíbio.

Mesmo com a gripe e o mal estar dos inferno dormi feito um anjinho. Rodrigo e Edson roncaram a noite inteira (eu não) e basicamente essa foi nossa quinta-feira de viagem. Com paisagem "CARAAAAAAALHO", mas estar dos inferno, sem chegar no Pampa del Infierno e caminhando de volta pro Brasil.

Bom, estou escrevendo isso já no meu quarto no Brasil. Ufa! Chegamos! Mas, como ainda tem muita história pra contar continuaremos atualizando o blog durante a semana. Amanhã tem as fotos desse dia de viagem também!

2 comentários:

  1. ahhhhhhh, já acabou?????

    Achei que vocês iam até o Ushuaia ...

    ResponderExcluir
  2. gente!! quero mais fotos e mais relatos!! plissssssss!!
    beijundas da tatê

    ResponderExcluir